segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Emasa dá o primeiro passo para a
obra mais importante do Centenário


Começou pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa) a obra de requalificação e humanização da Avenida do Cinqüentenário, considerada pelo prefeito, Capitão Azevedo, uma das obras mais importantes da Prefeitura para os festejos do primeiro centenário de Itabuna, em julho de 2010. No último sábado (14), a Emasa iniciou os serviços de reconstrução das redes de esgotamento sanitário e abastecimento de água na Avenida do Cinqüentenário.
Segundo o presidente, Alfredo Melo, os serviços que serão executados pela Emasa incluem a padronização das ligações de água, reconstrução das caixas de gordura, substituição das manilhas de cerâmica instaladas na década de 1950 por tubos de PVC ocre de 150 milímetros. A meta da Emasa é realinhar e padronizar as partes da rede de água que ficam visíveis na avenida, como as caixas de hidrômetros e tampas dos PVs (poços de visitas). Os pontos dos hidrantes da avenida também serão alinhados.
O gerente da Saneamento da Emasa, Ailson Souza, prevê que os serviços que a empresa vai realizar para a obra de requalificação e humanização da Cinqüentenário deverão estar concluídos até dezembro. A meta da empresa é terminar o trabalho antes da instalação do relógio para contagem regressiva. Os serviços da Emasa serão executados por etapas, nos finais de semana, para não comprometer o funcionamento do comércio.
A meta do prefeito, Capitão Azevedo, é transformar a Avenida do Cinqüentenário na Avenida do Centenário. Segundo a arquiteta Fernanda Vinhaes, uma das responsáveis pelo projeto, serão realizadas intervenções ao longo dos 1.760 metros de pista, que terá seis metros de largura e 9 mil metros quadrados de piso intercravado nos passeios, que serão levantados, no trecho compreendido entre o Centro de Cultura Adonias Filho e Avenida Amélia Amado. Os passeios serão padronizados, com três metros largura.
Áreas de lazer
A nova avenida terá faixas elevadas nas transversais, facilitando a passagem de pedestres e de portadores de necessidades especiais. As redes de telefonia, internet e de televisão a cabo serão subterrâneas, retirando os obstáculos nos passeios. A Coelba instalará novos postes e Phillips deve instalar na avenida um sistema com baixo consumo de energia, melhorando a iluminação pública.
O asfalto será recuperado e nivelado e a sinalização horizontal e vertical será revista. Para a humanização da Cinqüentenário, a Prefeitura criará espaços de lazer, no modelo de pequenos boulevards nas esquinas, com plantas, bancos, lixeiras e floreiras.

ASCOM-EMASA
Texto Vera Rabelo, Fotos:Alex de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário