terça-feira, 6 de outubro de 2009


Esquadrilha da Fumaça em Itabuna

Um espetáculo aéreo radical vai mobilizar o público grapiúna, no dia 25 de novembro, a partir das 16 horas, no Jardim Beira-Rio. Será a exibição da Esquadrilha da Fumaça, programada para o mesmo período em que a Prefeitura vai instalar o Relógio do Centenário de Itabuna. A vinda dos aviadores foi confirmada durante encontro da comissão precursora, integrada pelo capitão-aviador Alexandre Carvalho e pelo suboficial Waldemar Prieto Junior, com o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e os secretários de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, e de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário.
Segundo Athayde, a apresentação implicará em custos reduzidos para o governo municipal, que vai oferecer à equipe de pilotos e ao pessoal de apoio exclusivamente o custeio da hospedagem. “Nós solicitamos à FAB apresentações da Esquadrilha da Fumaça em 28 de julho deste ano e de 2010, quando Itabuna festeja o seu Centenário. Este ano, como a esquadrilha estava realizando uma apresentação internacional nos Estados Unidos e Canadá, a confirmação ocorreu somente agora”, esclarece o secretário.
A chamada equipe precursora esteve em Itabuna na semana passada, já realizando o estudo da área onde vai ocorrer a apresentação e de toda a infraestrutura de apoio necessária. NO dia 25 de novembro, estarão na cidade oito aeronaves T-27 Tucano, com o apoio de um C-105 do 1º Esquadrão do 15º Grupo de Aviação, Esquadrão Onça.
O C 105 transporta a equipe de apoio, com técnicos e pessoal de manutenção, além de 4 mil quilos de carga, que compreendem suprimento de aviação, equipamentos de apoio à manutenção e mais 67 caixas de revistas e folders para distribuição ao público. Cada demonstração dura em média 30 minutos, com 24 sequências de manobras, 55 acrobacias e a mobilização de sete aviões a cada apresentação, que é narrada por um locutor em todos os detalhes. Itabuna é a segunda cidade baiana, depois de Salvador, com apresentação confirmada nesta temporada.

Texto : Kleber Torres Foto: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário