quinta-feira, 10 de setembro de 2009




Moradores do bairro de Fátima
apóiam o Mutirão Pela Paz

Os moradores do bairro de Fátima estão apoiando a iniciativa da Prefeitura de Itabuna de promover o Mutirão Pela Paz, em parceria com os poderes Legislativo e Judiciário, sociedade civil organizada, faculdades, empresas privadas e os órgãos estaduais de segurança – Polícia Militar e Polícia Civil. A ação faz parte do Pacto Municipal Contra a Violência que vem sendo implementado visando reduzir os altos índices de violência registrados na cidade.
O Presidente da Associação dos Moradores, Durval Pinto, disse que o bairro vem sofrendo muita com a violência e a união de todos os segmentos vai ajudar no combate a este mal que tem gerado perdas para a comunidade, principalmente às famílias e ao setor comercial. “O Mutirão Pela Paz será uma oportunidade para podermos expressar às reais necessidades da nossa comunidade, principalmente no que diz respeito às questões de segurança”, afirma o líder comunitário.
Durval destaca que as ações sociais propostas para o Mutirão irão gerar novas expectativas na comunidade. “Facilitando o acesso da população aos serviços essenciais básicos, aos órgãos de segurança e do Poder Judiciário, é possível, sim, promover mais dignidade e respeito ao ser humano, elevando sua autoestima e amenizando os fatores que geram descontentamento e violência”, declarou Durval.
Para o babalorixá Gildo Santos (Pai Gildo), morador da rua São Sebastião, é muito importante esta ação do município porque a violência é geral e em especial no bairro de Fátima. “A união da sociedade, com o governo, vai ajudar a reduzir o índice de violência“. Ele defendeu a criação de áreas de lazer – quadras poliesportivas e campo de futebol - para fazer parte das propostas do Pacto Contra a Violência.
Já o comerciante Waldemir José dos Santos (Bobó), da rua São Francisco, acredita que o Mutirão é uma das saídas para combater a violência. “Essa iniciativa das autoridades, em parceria com o povo, ajuda a melhorar a vida da nossa comunidade, porque sabemos que não estamos sozinhos e é uma luta de todos”. Ele disse também que muitas pessoas já saíram do bairro devido à violência, mas acredita que com a intervenção proposta pelo Pacto Contra a Violência a situação vai melhorar.


Prevenção

O Secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, destaca que a presença da Polícia Militar e Polícia Civil nas ações do Pacto Contra a Violência, especialmente nos mutirões, será imprescindível para fortalecer na comunidade as ações educativas e preventivas que já são realizadas pelos dois principais órgãos de segurança da cidade. Ele ressalta que a participação do comando regional e local da PM e da coordenação da Polícia Civil tem sido fator relevante para a definição das ações do Pacto.
“Aproximando da comunidade os órgãos responsáveis pela segurança queremos propor uma maior interação com a população para que ela se sinta também responsável na prevenção da violência”, afirmou. Walmir disse que, ao propor a realização de mutirões nos bairros, o prefeito Capitão Azevedo reconhece que há um déficit histórico nos serviços públicos oferecidos à comunidade.
“Através dos mutirões, queremos identificar os pontos mais críticos para que, em curto é médio prazos, possamos corrigir as deficiências assegurando às famílias a normalidade nos serviços públicos básicos”, argumentou o secretário de Assuntos Governamentais, Walmir Rosário. As atividades do Mutirão Pela Paz no bairro de Fátima serão desenvolvidas nas dependências do Colégio Ciso, no horário das 8 às 15 horas.
Texto: Erivaldo Bomfim – Reportagem: Paulo Leonardo – Foto: Vinícius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário